
Ansiedade Pet: conheça as causas, sintomas e tratamentos
Share
A ansiedade, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não é um mal que atinge exclusivamente humanos. Há muitos animais de estimação que sofrem com esse problema, especialmente quando se sentem sozinhos devido à separação dos donos.
Ansiedade animal de estimação
Quando acometidos pela ansiedade pet, os animais, especialmente cães e gatos, podem, consequentemente, se negar a comer ou beber, salivar excessivamente, causar danos a objetos ao seu redor, defecar ou urinar por toda a casa, etc.
Em geral, os animais se preocupam ao se sentirem sós e abandonados pelos donos. Isso, nos cães, é denominado preocupação de separação e ocorre quando os proprietários do bichinho saem para trabalhar, estudar, ou então, cuidar de seus compromissos. A partir daí, então, o animal se sente desamparado e “órfão”, fazendo assim, com que adote comportamentos estranhos ou autodestrutivos para chamar a atenção.
Como identificar um animal de estimação que sofre de ansiedade?
Geralmente, um animal que sofre de ansiedade tem comportamentos que visam a chamar a atenção de seus donos. Sabe quando você sai de casa e, quando volta, encontra tudo bagunçado, itens roídos e objetos espalhados pelo chão? Isso pode indicar ansiedade pet. Em cachorros, por exemplo, uivos e latidos em excesso são indicativos de que ele pode estar se sentindo só.
Como tratar a ansiedade de estimação?
Existem algumas medidas que podem ser adotadas para reduzir a ansiedade em animais. Alguns medicamentos naturais também complementam essas ações e geram resultados muito positivos. A seguir, apresentamos dicas de como tratar a ansiedade pet. Confira:
1. Canse bastante o seu pet antes de sair de casa
Se você tem um cachorro ansioso, exercite-o muito bem e faça primeiro que ele fique cansado. Afinal, um animal de estimação cansado tem menos energia para ficar ansioso em assim esperar melhor. Portanto, sessões de exercícios de 20 minutos são muito importantes para melhorar o comportamento do seu animal de estimação quando você sair de casa.
2. Invista em Tratamentos alternativos
Atualmente, a medicina de florais oferece uma série de medicamentos naturais para combater a ansiedade do animal de estimação. Se indicado por um veterinário profissional, os florais podem, portanto, os comportamentos destrutivos como, por exemplo, roer, cavar, latir em excesso urinar pela casa toda, coçar-se exageradamente, tirar as penas (casos de), etc. Com mais tranquilidade e oferecido por esses medicamentos, os animais agem, por fim, de forma mais equilibrada.
3. Evite demonstrar que você está saindo
Não estimule seu pet quando sair ou, então, chegar em casa. Para facilitar sua ansiedade, é fundamental que você faça esses movimentos de forma discreta. Uma dica não estimula o animal quando ele pular e se emocionar com sua chegada. Portanto, tente manter-se calmo(a), afaste-se e cumpra-se apenas o animal de estimação quando ele estiver mais calmo.
4. Coloque músicas relaxantesEsperamos que estas informações tenham sido úteis. Caso tenha sido, compartilhe este material para que mais pessoas possam desfrutar e ajudar seu bichinho!